Oba!  Vou compartilhar com vocês a minha experiência com a aromaterapia. Eu utilizei a aromaterapia durante meu tratamento quimioterápico e gostei tanto que continuo utilizando os óleos essências após o tratamento.

oil-1370569_960_720

Conexão com a natureza, equilíbrio, relaxamento, aceitação e harmoniasão algumas das sensações que a aromaterapia me desperta. É tudo que queremos durante essa fase meio conturbada!

Vamos conhecer um pouco mais sobre essa terapia holística complementar? Ah, tem dicas super especiais sobre o assunto também! Vem comigo!

A Aromaterapia é utilizada para promover e manter a saúde e o equilíbrio físico, mental e espiritual utilizando óleos essenciais purosextraídos de várias partes de plantas e árvores. São substâncias líquidas e aromáticas, que apresentam uma ampla variedade de propriedades terapêuticas.O profissional que trabalha com a aromaterapia deve ser sensível para saber identificar quais as reais necessidades dos clientes visando o bem do indivíduo por completo.

O termo “Aromaterapia” foi inicialmente usado por um químico francês chamado Gattefossé. Outro pioneiro foi Dr. Jean Valnet, que usou os óleos essenciais para tratar os ferimentos dos soldados na Segunda Guerra Mundial!

A ciência já sabe que as células localizadas no nariz e responsáveis por “captar” os diferentes cheiros se comunicam com algumas regiões do cérebro ligadas às memórias e às emoções.O cheiro de um determinado óleo essencial estimularia essas áreas, tendo um impacto sobre a parte física, mental e emocional. Já há evidências de que a lavanda estimula certas células cerebrais da mesma maneira que alguns sedativos, daí ela ter ficado famosa por ser um poderoso relaxante. #amei

Eu usava o óleo essencial de lavanda no difusor elétrico no meu quarto, durante o tratamento quimioterápico para relaxar. Ah, eu perguntei para o meu médico se não tinha problema. É importante consultar o oncologista antes de utilizar a aromaterapia. No meu caso, ele disse que não tinha problema.

Vamos as dicas!

  • Alguns lugares vendem essência aromática como se fosse óleo essencial, mas elas não são!Elas são mais baratas, porque não tem os princípios ativos do óleo essencial. Fique ligado.
  •  Utilize produtos confiáveis. Eu utilizo somente os óleos essenciais da Lazlo, da Bioessência e da Terra-flor.

Para aromatizar a casa:

 1. Lugares comuns: óleos essenciais leves e alegres como os cítricos: laranja, tangerina, limão, que também harmonizam e criam um ambiente confortante.

  • Cozinha e sala de jantar: também usar os cítricos (mandarina, limão, laranja), mas pode usar as especiarias, que estimulam o apetite, tais como alecrim, hortelã-pimenta, cravo, canela, manjerona.
  • Quarto de dormir:

Para uma noite romântica e “quente”:usar os afrodisíacos, como ylang ylang, vetiver e alecrim.

Para facilitar o sono: em casos de insônia, lavanda ou bergamota. Em casos de bronquite, rinite ou sinusite, pode-se usar eucalipto globulus ou hortelã-pimenta.

2. Quarto de criança agitada: laranja doce, lavanda ou capim-limão.3. Quarto de estudos: limão, capim-limão e hortelã-pimenta.

Como devo guardar os óleos essenciais?

 Os óleos essenciais, normalmente, estão envasados em vidros escuros. Mantê-los, de preferência, em ambiente fresco e escuro e longe do alcance das crianças.

Difusores elétricos: Os aparelhos elétricos estão substituindo as velas. Ele age gradativamente durante o dia. Enquanto estiver líquido, ele vai diluindo e emanando no ambiente. Para de funcionar automaticamente e não precisa ser desligado.  Eles são encontrados em lojas de produtos naturais e exotéricos. Eu uso esse tipo e amo. #ficadica

Usar na pele, somente com indicação e liberação médica.E

Para mais informações acesse:  http://www.aromaflora.com.br/

Para quem quiser adquirir e saber mais sobre os óleos essenciais recomendo os sites a seguir:

http://terra-flor.com/

http://www.bioessencia.com.br/

http://laszlo.ind.br/

http://www.pontoextraacupuntura.com.br/categoria/%C3%B3leos-essenciais

Um “cheiro” e um beijo na ponta do nariz,

Alice (se sentindo numa relax, numa tranquila e numa boa)

Textos recomendados

Deixe um comentário